domingo, 24 de novembro de 2013

Os deuses olimpianos

Zeus
Deus do céu, deus supremo dos olimpianos e senhor da humanidade. Foi o último filho dos titãs Cronos e
Reia, e tinha cinco irmãos e irmãs mais velhos. Casou-se com sua irmã Hera, mas teve muitos casos amorosos com deusas e mortais. Ele castigava qualquer um que mentisse, mas tentava ser justo e manter uma perspectiva equilibrada dos acontecimentos. Era responsável pelo clima e, quando estava feliz, abençoava o mundo com tempo bom; de mau humor, criava chuvas, ventos raios e trovões. Mas nem mesmo Zeus podia influenciar as decisões das Parcas. Seus símbolos são a balança e o relâmpago. A águia é seu animal sagrado.



Poseidon


Deus do mar, filho dos titãs Cronos e Reia e irmão de Zeus e Hades. Sua arma era um tridente poderoso o bastante para sacudir a Terra, provocando tempestades e terremotos. Poseidon tinha um trono no Monte Olimpo e um palácio submarino, onde morava com a esposa, Anfitrite. Seu símbolo é o tridente, e o golfinho e o cavalo são seus animais sagrados.

Ares
Deus da guerra, filho de Zeus com Hera e meio-irmão de Atena. Ares era uma figura difícil, pouco popular entre os outros deuses e os humanos. Discutia frequentemente com Ártemis, a deusa da caça, e com Atena. Seus símbolos são a lança e os cães. Ares não era casado e vivia constantemente encantado pela deusa Afrodite, o que muito irritava o marido dela, Hefesto. Ares e Afrodite tiveram quatro filhos. Ele também gerou muitas crianças com mulheres mortais.

“O cara da moto podia fazer lutadores profissionais saírem correndo chamando a mamãe. Vestia uma camiseta justa vermelha, que ressaltava os músculos, jeans pretos e um casaco comprido de couro preto, com um facão de caça preso À coxa. Usava óculos escuros vermelhos, presos na nuca, e tinha a cara mais cruel, mais brutal que eu já tinha visto – boa-pinta, eu acho, porém mau – com cabelo negro como petróleo aparado à maquina, o rosto marcado por cicatrizes de muitas, muitas brigas.”


Atena


Deusa da sabedoria, do ofício e da guerra. Era filha de Zeus e Métis, sua primeira esposa, e nasceu já adulta, surgindo da cabeça de Zeus vestida numa armadura completa.
Ela ensinou aos humanos ofícios como tecelagem, costura, agricultura e metalurgia. Seus símbolos são o galho de oliveira e a coruja.

Héstia

Deusa da lareira, do lar e da família. Filha mais velha dos titãs Cronos e Reia. Tanto Poseidon quanto Apolo a queriam como esposa, mas ela jurou a Zeus que jamais se casaria. Héstia mantinha o fogo aceso em todas as lareiras, fornecendo calor e segurança. Seu símbolo é uma chama viva e seus animais sagrados são o burro e o porco.



Afrodite
Deusa do amor e da beleza. Era casada com o ferreiro manco Hefesto, mas amava Ares, o deus da guerra. Afrodite era a deusa mais atraente do Monte Olimpo. Seus símbolos são a concha e o espelho. Seu animal sagrado é a pomba.





Apolo
Deus do sol, da profecia, da música e da cura. Era filho de Zeus e da mortal Leto, e irmão gêmeo caçula de Ártemis, a deusa da caça. Famoso por tocar lira, Apolo também tinha o dom da profecia. Seus símbolos são a lira e o loureiro.




Ártemis
Deusa da caça e da lua. Filha de Zeus e Leto e irmã gêmea de Apolo, deus do sol. Ártemis trazia fertilidade e adorava caçar com arco e flecha. Seu símbolo é o arco, e seus animais sagrados são a cobra e o cervo.

Deméter
Deusa da agricultura, filha dos titãs Reia e Cronos. Perséfone, sua filha, foi raptada por Hades para morar no Mundo Inferior. Deméter era a fonte de todo o crescimento e toda a vida na Terra e foi quem ensinou os humanos a cultivar e colher. Seu símbolo era uma espiga de trigo.

Dioniso
Deus do vinho, filho de Zeus com a princesa Sêmele. Era conhecido por sua alegria e por sempre se oferecer para ajudar qualquer um que precisasse. Ele não morava no Monte Olimpo, pois viajava constantemente pelo mundo para descobrir os segredos da produção de vinhos. Seus símbolos são a uva e a parreira, e seu animal sagrado é o leopardo.


Hades
Senhor do Mundo Inferior e deus dos mortos, morava em seus domínios com Perséfone. O símbolo de Hades é o elmo que o fazia ficar invisível.

Hefesto

Deus do fogo, do artesanato e dos ferreiros. Filho de Zeus e Hera, e casado com Afrodite, a deusa da beleza. Era gentil e amável, mas também feio e manco. Tinha uma oficina flamejante debaixo de um vulcão na Itália, onde trabalhava com os ciclopes produzindo relâmpagos para Zeus. Os símbolos de Hefesto são o fogo, o machado, a tenaz e o martelo.




Hera
Deusa do casamento e da família, casou-se com Zeus, seu irmão. O casal teve quatro filhos: Ilítia, deusa do parto; Ares, deus da guerra; Hebe, deusa da juventude, e Hefesto, deus do fogo e do artesanato. O animal sagrado de Hera é o pavão.



Hermes

Deus dos viajantes, dos comerciantes e dos ladrões, além de mensageiro dos deuses. Era filho de Zeus com Maia, uma ninfa das montanhas. Hermes usava sandálias com asas, que faziam dele o deus mais veloz de todos. Era único olimpiano com permissão para visitar o céu, a terra e o Mundo Inferior. Seu símbolo é um bastão alado envolvido por serpentes, chamado caduceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário