domingo, 24 de novembro de 2013

Deuses Menores

Adônis
Jovem e belo caçador, amado pela deusa Afrodite. Quando bebê, a deusa o colocou em um cesto e o confiou aos cuidados de Perséfone, deusa do Mundo Inferior. Perséfone sucumbiu aos encantos e beleza de Adônis e se recusou a devolvê-lo quando ele se tornou adulto. Com o tempo, foi decidido que Perséfone deveria manter Adônis no Mundo Inferior durante quatro meses a cada ano. Ele também passaria quatro meses com Afrodite, e no período restante escolheria com quem ficar. Adônis escolheu Afrodite.

Nêmesis
Deusa da retribuição, símbolo da justiça, tinha o dever de avaliar e manter o equilíbrio entre felicidade e infelicidade, garantindo que nenhuma das duas fosse frequente ou intensa demais.

Perséfone
Deusa do Mundo Inferior, filha de Zeus e de Deméter, a deusa da agricultura. Hades apaixonou-se por Perséfone e a levou para o Mundo Inferior. Quando Deméter soube disso, ficou tão furiosa que saiu do Monte Olimpo e interrompeu o crescimento de tudo na Terra.
Zeus decidiu devolver Perséfone à mãe e mandou Hermes buscá-la. Mas Hades, antes de libertar a deusa, deu-lhe sete sementes de romã para comer, o que a ligaria para sempre ao Mundo Inferior, onde deveria morar por quatro meses todo ano.
Assim as estações foram criadas: quando Perséfone estava com Deméter, o sol brilhava e tudo florescia. No restante do tempo Deméter se lamentava, e o inverno tomava o mundo.

Estige
A mais velha das três mil filhas dos titãs Oceano e Tétis. Ela e os filhos desempenharam um importante papel na batalha contra os titãs, por isso recebeu de Zeus a honraria de tornar-se a deusa do Rio Estige. Esse rio separa o mundo dos vivos e o dos mortos, e os deuses olimpianos evocavam seu nome ao prestar juramentos.
Rio Estige
Nyx
Deusa da noite, morava no Tártaro, nas profundezas do Mundo Inferior, e compartilhava sua casa com a filha Hemera, que era seu oposto e simbolizava o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário