Cárites
Três deusas da graça, da beleza, da alegria, da festividade, da dança e da canção, que costumavam acompanhar Afrodite, deusa da beleza, e Hera, deusa do casamento. As Cárites adoravam dançar ao som da música divina de Apolo, junto das Ninfas e das Musas.
Musas
Deusas da música, da canção e da dança, além de fonte de inspiração para os poetas. Eram também deusas do conhecimento, e se lembravam de tudo o que já havia acontecido. Com frequência cantavam e dançavam com as Cárites.
Ninfas
Espíritos femininos da natureza, deusas menores das florestas, dos rios, das fontes, das campinas, das montanhas e dos mares. Eram responsáveis pela beleza do cenário natural. Eram filhas de Zeus. Perambulavam pelos bosques e moravam perto de nascentes, em montanhas cortadas por rios, e em florestas. Divertiam-se com os deuses Apolo e Ártemis e, especialmente, com Hermes e o sátiro Pã.
Ventos
Também chamados Anemoi, eram os deuses dos quatro ventos cardeais: Bóreas, o vento norte; Zéfiro, o oeste; Nótus, o sul, e Euros, o leste. Relacionavam-se diretamente às estações: Bóreas era o sopro frio do inverno; Zéfiro, o deus das brisas da primavera e Nótus, o de verão. Os Ventos eram deuses alados com forma humana e foram criados por Astreu, deus das estrelas, e Éos, deusa do amanhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário