domingo, 24 de novembro de 2013

Mitos da Grécia Antiga IV

A HISTÓRIA DE CRONOS


CRONOS ERA O REI dos titãs. Ele temia ser deposto pelos filhos que tinha com Reia, então devorou as crianças. Mas sua esposa escondeu o último bebê, Zeus, e entregou no lugar dele uma pedra para Cronos comer. Depois, quando cresceu, Zeus enganou Cronos e o fez engolir uma mistura de mostarda e vinho, de modo que o pai regurgitou os irmãos e irmãs devorados. Como eram deuses imortais, eles tinham vivido e crescido no estômago de Cronos, sem serem digeridos. Houve uma grande luta, vencida pelos deuses.
Eles então despedaçaram Cronos com sua própria foice e espalharam os restos pelo Tártaro, a parte mais escura do Mundo Inferior.


ZEUS E SEUS IRMÃOS


APÓS DESTRUÍREM CRONOS, os três filhos poderosos – Zeus, Poseidon e Hades – tiraram a sorte para decidir quem governaria. Zeus tornou-se o senhor dos céus e rei dos deuses no Monte Olimpo, Poseidon governaria os mares e Hades, o Mundo Inferior.
Os ciclopes haviam ajudado os três irmãos a derrotar e destruir Cronos. Eles deram a Zeus trovões e raios, com os quais ele dominaria os céus. Para Poseidon fizeram um tridente com o qual ele poderia comandar as ondas. Hades recebeu um elmo mágico que tornava invisível quem o usasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário