domingo, 24 de novembro de 2013

Mitos da Grécia Antiga I

AS FÚRIAS


FÚRIAS, OU ERÍNIAS, são três cruéis deusas da terra, personificações da vingança e do castigo. São criaturas de aparência aterrorizante, com feições horríveis. Seu hálito queima e sangue venenoso pinga de seus olhos. A cabeça é repleta de serpentes.
Na mitologia grega, as Erínias eram irmãs. Chamavam-se Alectó (a furiosa), Megera (a rancorosa) e Tisífone (a vingadora). Elas puniam crimes como assassinato e injustiças, e dizia-se que continuavam a castigar um pecador mesmo depois que ele morresse, até ele demonstrar remorso.


AS TRÊS PARCAS


TAMBÉM CONHECIDAS COMO MOIRAS, são as três deusas gregas representantes do destino e da sina. São bruxas velhas atemporais, e urdem os fios do destino que controlam a vida de todos. Chamam-se Clotos (a que tece o fio da vida), Láquesis (a que determina o comprimento da linha) e Átropos (a que corta o fio e decide quando uma vida chega ao fim).
Todos os acontecimentos, bons ou ruins, são inseridos na trama do destino de cada pessoa e não podem ser alterados. As parcas controlam a sina de todos. Até os deuses mais poderosos estão sujeitos a suas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário